sexta-feira, 9 de julho de 2010

CONEXÕES VISUAIS NA CASA DA RIBEIRA

O novo projeto da Casa da Ribeira trará exposições, mostras, debates e oficinas abertas ao público da cidade entre os meses de julho e setembro de 2010.
O projeto “Quando é arte? Processos Criativos” é uma iniciativa da Casa da Ribeira com patrocínio da Petrobras, Funarte e Ministério da Cultura através do prêmio Conexões Artes Visuais. 
O “Quando é Arte?” objetiva estimular a partir da pergunta que dá nome ao projeto, a reflexão sobre o estado da arte na contemporaneidade, afastando de cara o lugar cristalizado e de imobilidade que a pergunta “O que é arte?”provoca.
            “A pergunta o que é arte carrega consigo uma perceptível paralisia que impede a percepção e compreensão das expressões artísticas mais recentes” defende Gustavo Wanderley, curador do evento. Não se trata de enquadrar tipos ou modos ou estilos de artes, mas de assumir uma transitoriedade da obra de arte, cujos efeitos podem ser mais profícuos para uma reflexão sobre a própria arte. As obras de arte contemporâneas ao extrapolarem todos os formalismos estéticos que possibilitavam sua classificação fundam esta questão e com esta todas as contradições inerentes às legitimações e as possibilidades de apreensão no campo da arte” conclui o curador. 
              As elaborações originadas da questão “O que é arte?” tentam dar conta de novas expressões, mas com modelos ou mapas mentais descontextualizados. Há uma necessidade de se construir um território que facilite uma mudança de posturas e uma proposta de alteração dos hábitos do ver, do sentir e do ouvir as obras arte.
              Ao promover a pergunta “Quando é arte?” a Casa da Ribeira pretende facilitar uma reflexão que extrapole tais engessamentos e que possa contribuir com a criação de um território de reflexão sobre os processos criativos e a produção simbólica. 
Ao promover o acesso às elaborações e aos processos criativos de artistas nacionais e internacionais, convidados nesta proposta, facilitaremos a reflexão de outros artistas sobre seu próprio processo criativo e o entendimento da produção artística da cidade”, destaca Edson Silva, presidente da Casa da Ribeira.
               Assim os desdobramentos possíveis da reflexão sobre a pergunta proposta no projeto “Quando é arte?” sob a forma prática da realização de seminários, mostras e cursos buscam compartilhar os processos criativos e permitem facilitar o entendimento por um lado, que não estamos dispostos a entender que tudo é arte, numa posição apática de ausência de critérios, também não estamos dispostos, por outro, a reduzirmos o nosso posicionamento às teorias que perguntam, sem indagações, “O que é a arte?” e, por conseqüência, buscam enquadramentos de características ou propriedades dadas como absolutas e definitivas, as quais todas as obras têm de possuir para serem designadas como arte.

Programação do projeto
Julho
Dia 13 – Diálogo com a artista Lenora de Barros (SP). Mediação com a participação de Everardo Ramos, coordenador do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRN. Às 19h.
Dia 15 – Abertura da Exposição da artista Lenora de Barros( SP)- Não Quero nem Ver –Videos + performance poéticas ao vivo ,  na Sala Petrobras Vídeo Arte às 19h.

Dia 29 – Diálogo com a coordenadora do projeto pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul Mônica Hoff (RS). Mediação Gustavo Wanderley (RN) às 19h.
Dias 29 e 30 – Workshop Arte, Educação e Colaboração: o desenvolvimento de projetos educativos na contemporaneidade, com Mônica Hoff (RS).Das 14:00 ás 18:00 hs .
Agosto
Dia 10 de agosto – Diálogo com a artista Rochelle Costi (SP), mediação da curadora Cristiana Tejo (PE) às 19h.
Dias 10 e 11 – Workshop  com Rochelli Costi (SP). ( horários a definir ).
Setembro
Dia 31 – Diálogo com o artista Carlos Melo(PE). Mediação de Julia Rebouças(MG) às 19h.
Dia 02 – Abertura da Exposição de Carlos Melo na Sala Petrobras Vídeo Arte às 19h.

Dia 14- Diálogo com o artista Fernando Limberguer(SP) mediação Luisa Duarte(RJ) às 19h.
Dias  15 e 16  Workshop  com Fernando Limberguer(SP).

Onde? Quanto?
Os Diálogos acontecem na Sala Cosern de Teatro da Casa da Ribeira – 160 vagas.  Entrada gratuita. Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. (84) 3211 7710.
As Exposições acontecerão na Sala Petrobras vídeo arte na Casa da Ribeira. Entrada gratuita. Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. (84) 3211 7710
Emails para contato: zedy@uol.com.br
gustavowanderley@uol.com.br
 Edson silva – 84-88999108 / Gustavo Wanderley – 84-8722-0713

Nenhum comentário: